A infertilidade é a incapacidade de se conceber a gravidez de forma espontânea. Em até metade dos casos o fator masculino é responsável por acometer o potencial fértil do casal.
Muitos casais que buscam constituir uma família se deparam com a infertilidade, condição que pode acometer tanto o homem quanto a mulher. Entretanto, muitos ainda desconhecem o que é a infertilidadee quais os fatores que levam a comprometer a capacidade de reprodução do casal.
De uma maneira geral, a infertilidade é definida pela incapacidade de se conseguir uma gravidez de forma natural após 12 meses consecutivos de tentativas sem o uso de métodos contraceptivos.
É importante ter conhecimento de que o diagnóstico de infertilidade não indica que aquele casal não possui condições naturais de gerar filhos. A infertilidade pode ser causada por diversos fatores, e atualmente existe ampla oferta de protocolos de tratamentos para viabilizar a gravidez e para reverter quadros de infertilidade.
O que pode causar a infertilidade masculina?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que em até metade dos casos o fator masculino é responsável por acometer o potencial fértil do casal.
Ainda que seja fácil compreender o que é a infertilidade, as causas podem ser diversas, desde doenças congênitas até alguma doença adquirida ao longo dos anos.
Dentre as principais causas para infertilidade masculina, podem ser destacadas:
- Varicocele: condição em que ocorre a dilatação das veias testiculares, afetando a qualidade e a quantidade de espermatozoides;
- Oligospermia: baixa quantidade de espermatozoides;
- Azoospermia: ausência de espermatozoides no sêmen;
- A idade do paciente;
- Traumas na região testicular;
- Vasectomia;
- Infecções;
- Hábitos de vida: fatores como obesidade, alto consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo podem prejudicar a fertilidade masculina;
- Doenças sexualmente transmissíveis;
- Causas genéticas.
Existem várias outras causas de infertilidade masculina. Consultas de rotina com médicos especializados – para os homens, o médico andrologista – são essenciais para que estes diagnósticos sejam identificados precocemente, atuando de maneira preventiva e evitando mais dificuldades no tratamento.
Como descobrir a infertilidade masculina?
Algumas das condições responsáveis pela infertilidade não possuem sintomas, ou seja, o problema só é identificado quando a parceira não engravida. Esta demora geralmente leva o casal a procurar ajuda médica e iniciar a investigação da causa da infertilidade.
Normalmente o diagnóstico é feito com a avaliação do histórico de saúde do paciente e com exames como o espermograma e avaliação hormonal. O espermograma é o exame responsável por quantificar a quantidade total de espermatozoides, a motilidade, o PH, os leucócitos, o volume e sua morfologia. Em alguns casos, também pode ser necessário um estudo genético para identificação das causas da infertilidade masculina.
Descoberto o que causa a dificuldade, o médico urologista fica responsável por encontrar e direcionar o paciente para o tratamento mais adequado para reversão da condição.
Existe tratamento para a infertilidade masculina?
Com o avanço da medicina, cada vez mais tratamentos ficam à disposição dos pacientes oferecendo novas possibilidades para o tratamento da infertilidade.
O urologista e andrologista Dr. Guilherme Wood possui doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) na área de infertilidade masculina, ofertando aos seus pacientes diversos tratamentos, inclusive cirúrgicos, para que esses indivíduos possam constituir uma família.
Dentre as possibilidades de tratamento, destacam-se:
- Tratamento cirúrgico de varicocele com microcirurgia;
- Procedimentos para obtenção de espermatozoides para reprodução assistida, como o MicroTESE, MESA e PESA — métodos de extração de espermatozoides;
- Reversão de vasectomia, possibilitando que, mesmo pacientes já operados, possam iniciar ou aumentar a sua família.
Os tratamentos variam de acordo com as necessidades do paciente, sendo analisado individualmente e levando em consideração as particularidades do casal.
É importante contar com a orientação de um profissional especializado, aumentando as chances de reverter o quadro e conseguir a tão sonhada gestação. Para compreender melhor o que é a infertilidade e como ela pode estar afetando a sua saúde, entre em contato com o Dr. Guilherme Wood e marque uma consulta!
Fontes:
Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
Dr. Guilherme Wood.