A infertilidade masculina é responsável por 40% dos casos de infertilidade conjugal. Exames como espermograma são responsáveis pelo diagnóstico da condição.
A incapacidade de iniciar ou manter uma gestação é um dos maiores indicadores de infertilidade. Estima-se que, em até 40% dos casos, a infertilidade masculina é a principal responsável. Em consequência desse fator, cada vez mais homens questionam: “como saber se sou fértil?”.
O diagnóstico precoce dos fatores que levam à infertilidade masculina pode aumentar as possibilidades de uma gravidez, especialmente porque muitos dos fatores que acometem a capacidade reprodutiva do homem possuem poucos ou até mesmo nenhum sintoma considerável da condição. É necessário, portanto, um maior comprometimento dos pacientes com a sua saúde e na manutenção de bons hábitos.
Como descobrir se eu sou fértil?
Um dos principais indicadores de infertilidade, como citado anteriormente, é a incapacidade de iniciar ou manter uma gravidez após tentativas constantes em um período igual ou maior de 12 meses.
Caso isso ocorra, é necessário consultar-se com um especialista para diagnosticar o que pode estar ocasionando a incapacidade reprodutiva do casal. Entretanto, o paciente também deve procurar o auxílio médico quando apresentar:
- Disfunções sexuais, como dificuldade na ejaculação ou dificuldade em manter uma ereção;
- Inchaço, dor ou nódulo na região do testículo.
Para compreender os aspectos que podem estar impactando sua capacidade reprodutiva, o paciente deve realizar uma avaliação clínica em que o urologista irá investigar o histórico médico, traumas e os hábitos de vida do indivíduo. O uso de determinados medicamentos, tabagismo, uso excessivo de álcool e até mesmo cirurgias podem impactar diretamente na fertilidade.
Após a avaliação clínica, o paciente deve realizar o espermograma. Por meio da análise do sêmen, é possível compreender a motilidade, quantidade e a morfologia — dentre outras informações — dos espermatozoides.
Alterações significativas no exame, como a baixa quantidade de espermatozoides, podem ser indicativos de infertilidade.
Dependendo dos resultados do espermograma, podem ser necessários ainda outros exames, como avaliação hormonal e pesquisa de problemas genéticos.
É importante que o paciente seja sincero sobre suas informações pessoais e esteja de acordo com os exames a serem realizados, já que eles auxiliam em um diagnóstico mais preciso, facilitando a compreensão do especialista e a escolha do tratamento adequado.
Existe tratamento para a infertilidade?
Ainda que pesquisar “como saber se sou fértil” possa resultar em grande preocupação pelos diversos fatores que podem influenciar na infertilidade, o avanço da medicina aumentou as possibilidades de casais com problemas de infertilidade terem filhos a partir de diversos métodos.
O Dr. Guilherme Wood, urologista e especialista em infertilidade masculina, oferta aos seus pacientes diversas modalidades de diagnóstico, além de ajudar no aconselhamento do casal, fator fundamental para o bem-estar dos indivíduos e para o futuro bebê.
Entre os principais tratamentos para a infertilidade disponíveis em sua clínica, estão:
- Reversão de vasectomia;
- Tratamento de varicocele, um dos principais causadores da infertilidade;
- Procedimentos para obtenção de espermatozoides para reprodução assistida por meio das técnicas MicroTESE, MESA e PESA.
Ao oferecer os melhores protocolos existentes atualmente, o Dr. Guilherme auxilia no diagnóstico da causa da dificuldade de o casal engravidar, indicando o tratamento mais adequado e encontrando as melhores opções para lidar com a infertilidade. Isso pode ser feito tanto por métodos naturais ou por técnicas de reprodução assistida que podem viabilizar a gestação. De qualquer maneira, as indicações sempre levam em consideração as particularidades de cada casal.
Além disso, o paciente encontra à sua disposição outros protocolos para o tratamento de doenças urológicas que podem o auxiliar na manutenção de sua saúde, garantindo um aumento considerável também na sua qualidade de vida.
Para compreender melhor sobre os fatores que ocasionam a infertilidade, entre em contato com o Dr. Guilherme Wood e marque uma consulta!
Fontes:
Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
Dr. Guilherme Wood.