Conheça a doença que pode levar à infertilidade masculina, quando não tratada
Você sabe o que é varicocele? Também conhecida como varizes nos testículos, esta condição se caracteriza pela dilatação anormal das veias dentro do escroto, a bolsa que contém os testículos. Trata-se de uma doença que, se não diagnosticada e tratada, pode levar à infertilidade e à atrofia testicular. Além dos riscos à fertilidade, a varicocele também pode causar diminuição da produção do hormônio sexual masculino, a testosterona.
A varicocele se manifesta, na maior parte das vezes, na adolescência (entre os 15 e 25 anos) e quase nunca na infância, sendo mais comum do lado esquerdo ou bilateral, e muito raramente aparece somente do lado direito.
Para entender o que é varicocele e os danos que ela pode causar, é preciso compreender como ela afeta o chamado saco escrotal. Este órgão é responsável por manter a temperatura adequada para a formação de espermatozoides saudáveis. Quando as veias se dilatam, há um aumento da temperatura local, o que favorece o acúmulo de substâncias nocivas nos testículos e pode afetar a qualidade dos espermatozoides — daí o risco de infertilidade.
Apesar de as causas da varicocele não serem claras, acredita-se que o problema pode ter relação com:
- Ausência ou insuficiência congênita das válvulas da veia espermática interna;
- Dificuldade na drenagem venosa por obstrução ou compressão do sistema venoso.
Graus da varicocele
A doença se classifica em três graus:- Grau I: varicocele pequena. É possível palpá-la apenas quando ocorre um aumento da pressão abdominal (quando a pessoa tosse, por exemplo);
- Grau II: as veias são de tamanho médio, sendo facilmente palpáveis;
- Grau III: varicocele grande. Além de poder ser palpada com facilidade, ela é bem visível.