A vasectomia é uma cirurgia que atua como método contraceptivo ao público masculino. Veja a seguir todas as particularidades do procedimento cirúrgico.
Você já deve ter escutado falar sobre vasectomia, não é mesmo? Esse procedimento é feito em homens, quando o casal decide não ter mais filhos. Mas, você sabe o que é e como é feita a vasectomia? Bom, vamos lá!
O que é vasectomia?
A vasectomia é um procedimento cirúrgico que tem como principal objetivo realizar a ligadura dos ductos condutores que levam os espermatozoides desde os testículos até a próstata. Por meio desse procedimento é feita a interrupção desse transporte, a fim de evitar uma possível gravidez.
Como é realizada a vasectomia?
Respondendo ao questionamento sobre como é feita a vasectomia, o procedimento é feito em ambulatório e o paciente não precisa ficar internado por um longo período.
Em ambiente preparado e com o paciente anestesiado — é usada a anestesia local para a diminuição do incômodo — é feita uma incisão com ou sem corte do bisturi, em cada um dos canais que conduzem os espermatozoides dos testículos até a próstata, chamado de ducto deferente.
Todo o processo dura em torno de 30 a 60 minutos e, após o procedimento, o paciente já poderá voltar a casa.
Contudo, é preciso que, pelo menos nos três primeiros meses após a realização da cirurgia, o casal continue utilizando métodos contraceptivos, uma vez que podem restar alguns espermatozoides dentro dos canais, possibilitando uma gravidez indesejada. Segundo urologistas, é preciso até trinta ejaculações para eliminar por completo os espermatozoides restantes.
Passados os 3 meses, é essencial que seja realizado um espermograma para confirmar a ausência dos espermatozoides no líquido seminal, para somente depois o casal ser liberado para relações sem preservativos ou uso de anticoncepcionais.
Para que serve o procedimento e quem pode optar por fazê-lo?
A vasectomia serve como um método contraceptivo masculino e tem uma taxa de sucesso de 99,8%. Ela é recomendada e procurada por casais que desejam evitar uma possível gravidez, seja por já serem pais ou por não desejarem ter filhos.
De acordo com o regulamento 10 da Lei nº 9.263/96, o procedimento é permitido em homens acima de 25 anos, ou com pelo menos dois filhos vivos, e recomendada para casos em que a mulher corre algum risco durante a sua gestação.
Cuidados pré e pós-operatórios
Pré-Operatório
Uma dúvida recorrente, além da sobre como é feita a vasectomia, é sobre os cuidados pré-operatório. Antes da cirurgia são solicitados pelo médico avaliação cardiológica, radiografia do tórax e exames de sangue e coagulação, a fim de evitar possíveis riscos.
Após a realização dessas avaliações, o paciente precisará aguardar 60 dias até a cirurgia, seguindo as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Foi estipulado esse prazo para que o casal pense realmente se essa é a melhor decisão.
No dia da operação será preciso fazer um jejum de 8 horas, além de uma higienização e raspagem na região pélvica, geralmente solicitada pelo médico.
Pós-Operatório
Após a realização do procedimento o paciente é liberado do mesmo dia para casa, onde deverá seguir todas as recomendações como a utilização de medicamentos para dor e inflamação. Repouso de 48 horas e aplicação de compressas de gelo na região ajudam nesse controle inicial da dor.
O paciente também precisará evitar realizar atividades físicas, carregar peso e andar de bicicleta por, pelo menos, uma semana para evitar traumas no local operado.
O curativo deve ser trocado duas vezes ao dia, e o local da incisão deve ser limpo com solução tópica e mantida protegida por uma gaze, pelo menos nos primeiros dias. Na maioria das vezes não há pontos para serem retirados.
Vale ressaltar a importância de seguir todas as recomendações exigidas pelo médico urologista para que a recuperação após a cirurgia aconteça sem maiores problemas para o paciente.
A vasectomia pode ser revertida?
Claro que ela é realizada para ser permanente, porém existe sim a possibilidade da reversão da vasectomia. Ela geralmente é feita com a utilização de um microscópio e costuma ter duração de 2 a 3 horas.
Este é um procedimento bastante delicado, uma vez que é feita a reconexão das extremidades dos canais deferentes.
Quer saber mais sobre como é feita a vasectomia? Entre em contato com o urologista e andrologista Dr. Guilherme Wood para entender a fundo como funciona esse procedimento e como ele poderá ajudá-lo.
Fontes:
Dr. Guilherme Wood
Sociedade Brasileira de Urologia
Conselho Federal de Medicina