Em aproximadamente 50% dos casais com dificuldade para engravidar o parceiro apresenta alguma alteração em seu potencial de fertilidade, e a avaliação por urologista especialista em infertilidade é imprescindível para o sucesso de qualquer tratamento.
O papel do urologista nos casos de infertilidade masculina consiste em:
- Fazer o diagnóstico da causa da dificuldade do casal, e ajudar no aconselhamento do casal – importantíssimo! Algumas causas de infertilidade masculina geram consequências para o futuro bebê, como nas causas genéticas;
- Sugerir tratamentos que podem levar a gestação pela via natural, sem necessidade de reprodução assistida;
- Quando isto não for possível, indicar tratamentos que melhorem as taxas de sucesso das técnicas de reprodução assistida.
Entre os tratamentos cirúrgicos relacionados a infertilidade masculina, e realizados pelo urologista, estão:
- Tratamento cirúrgico da varicocele – SEMPRE por uso de microscópio, o qual traz os melhores resultados e a menor taxa de complicações.
- Reversão de vasectomia – o arrependimento pode acontecer para qualquer um, independentemente do motivo. Ao contrário do imaginado pela maioria das pessoas (e também pela maioria dos urologistas que não tem formação em infertilidade), a reversão da vasectomia é procedimento cirúrgico seguro, pouco agressivo, e com melhores taxas de sucesso que a fertilização in vitro, com custo consideravelmente menor.
- Técnicas para obtenção de espermatozoides para tratamentos de reprodução assistida – entre elas PESA ou punção de epidídimo, microdissecção testicular, biopsia testicular.