A varicocele pode causar infertilidade e outras alterações que prejudicam a saúde do homem. Veja qual tratamento de varicocele é mais eficaz.
A varicocele, também conhecida como varizes do testículo, é uma dilatação anormal das veias testiculares que causa a dificuldade do retorno venoso e, consequentemente, uma disfunção na produção e qualidade do sêmen. Este é um problema urológico considerado comum, e acomete cerca de 15% dos homens adultos (com pico de incidência mais frequente entre os 15 e 25 anos).
A alteração leva ao enfraquecimento e diminuição da produção de espermatozoides, o que afeta diretamente a capacidade de fertilização dos óvulos. A boa notícia é que existe a possibilidade de realizar um tratamento de varicocele, de modo a garantir que a fertilidade e função testicular do paciente sejam preservados.
Normalmente, essa alteração é mais frequente no testículo esquerdo, devido à alta pressão venosa deste lado do corpo, mas pode surgir também no lado direito e até mesmo afetar os dois testículos ao mesmo tempo — caracterizando assim a varicocele bilateral.
Quais são as causas da varicocele?
Embora alguns estudos tenham demonstrado que o excesso de peso pode levar ao desenvolvimento da varicocele, a razão da falha no transporte do sangue nos testículos ainda não é totalmente compreendida pela Medicina. Não há evidências claras que comprovem essa relação entre obesidade e varicocele. Apesar disso, especialistas acreditam que o desenvolvimento da alteração ocorre quando válvulas internas das veias do cordão espermático impedem o sangue de fluir de forma adequada. Por conta disso, ele retrocede, causando o inchaço e expansão das veias. Assim como ocorre com a maioria das doenças, quanto mais cedo for detectada a alteração, maiores são as chances de sucesso do tratamento para varicocele, possibilitando a preservação da infertilidade.Como é o tratamento da varicocele?
O tratamento da doença só é recomendada quando os sintomas da varicocele são prejudiciais à qualidade de vida do paciente, quando eles prejudicam a fertilidade masculina ou representam algum tipo de risco para saúde do paciente. Homens mais velhos que não desejam ter filhos também podem optar pelo tratamento da varicocele, para a preservação da função hormonal do órgão (produção de testosterona). Caso o paciente apresente dor ou inchaço, entretanto, o tratamento da varicocele pode envolver a administração de medicamentos analgésicos e uso de suspensórios testiculares para aliviar o desconforto. Nos casos de infertilidade, dor contínua ou atrofia testicular, entretanto, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. O tratamento da varicocele por meio de cirurgia tem como objetivo a interrupção do fluxo de sangue pelas veias dilatadas, corrigindo a infertilidade por meio da melhoria da produção e qualidade dos espermatozoides. O procedimento apresenta poucos riscos, e as chances de apresentar danos a uma artéria ou acúmulo de líquidos ao redor do tecido é muito baixa.Tipos de intervenção
As principais opções cirúrgicas do tratamento de varicocele são:- Microcirurgia: o cirurgião utiliza um microscópio cirúrgico que pode aumentar a sua visão em até 40 vezes, além de outros instrumentos especiais e delicados. A microcirurgia facilita muito a identificação de todas as veias dilatadas e permite a preservação da artéria testicular e dos vasos linfáticos;
- Cirurgia por laparoscopia: necessita de uma menor incisão, porém, a alta hospitalare o procedimento são mais demorados.